quinta-feira, 25 de julho de 2013

O Verbo e o Jardim

Pierre Bonnard - O grande jardim (1898)

Um jardim não é apenas um lugar onde se cultivam plantas ornamentais ou um sítio dado à fruição humana pelos poderes públicos ou pelos haveres privados. É uma imagem que materializa no espaço e no tempo a nostalgia que já se exprimia na narrativa mítica do jardim do Éden, no Génesis bíblico. Do ponto de vista da ordem da existência em geral, podemos dizer que no princípio era o Verbo, mas do ponto de vista estritamente humano, contudo, será mais prudente dizer que no princípio era um Jardim. O  viandante perplexo, porém, pergunta se o Verbo e o Jardim não serão a mesma e única coisa.

2 comentários:

  1. Percebo o que quer dizer, percebo muito bem. Tenho quase a mesma devoção pelas palavras que pelas árvores, flores, pela braveza do mato. Não tanto jardins muito bem domesticados mas pelos bosques, pela natureza em liberdade, pelas ervas que despontam no meio das pedras. Difícil entender por quem não sinta isto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É como se essa natureza livre fosse ao mesmo tempo inteiramente espontânea e o produto de um elevado espírito de planeamento.

      Eliminar